No último domingo (10/11) o Batuques de Pernambuco realizou seu cortejo pelas ladeiras de Olinda e fez uma homenagem ao dia do primeiro Grito da República.
O Batuques de Pernambuco, se concentrou as 15 horas na Praça do Carmo e logo em seguida partiu em cortejo pelas ruas e ladeiras do Centro Histórico de Olinda
Ao chegarmos nos Quatro Cantos, o grupo fez o seu tradicional toque Rural de Baque Livre para exaltar a data muito especial, o que levou muitos turistas a acompanharem nosso cortejo por Olinda.
No Mercado da Ribeira, Eduardo Henrique fez uma preciosa reflexão para os batuqueiros e batuqueiras sobre o dia 10 de novembro.
Poucos sabem o que representa aquele pedaço de parede em ruína com uma estrela cravada, nem tão pouco o porquê daquele calçamento diferente. Não sabem que ali, funcionou o Senado de Olinda, e foi naquele local que se deu o Primeiro Grito de República no Brasil e nas Américas.
Para Eduardo, "Se hoje temos voz de exigir respeito a tudo e a todos, de lutar pelos nossos direitos é porque temos respaldo lá no passado!"
O Grito da República foi bradado por Bernardo Vieira de Melo em 10 de novembro de 1710, e fez parte do contexto da Guerra dos Mascates que durou entre 1710 e 1711, conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife, na capitania de Pernambuco.
No próximo domingo, a Coordenação do Batuques de Pernambuco, promete uma surpresa muito especial para os batuqueiros e batuqueiras do grupo.
ENSAIO DO BATUQUES ARMORIAL
DATA: 17/11
CONCENTRAÇÃO: 15 HORAS
LOCAL: PRAÇA DO CARMO
OLINDA-PE
Comments