top of page

Homenagens

No Carnaval de 2019, ano em que o Batuques de Pernambuco celebrou seus 15 Anos, tivemos a honra de homenagear o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Realizamos uma prévia carnavalesca na sede da Pitombeira visando oficializar a homenagem ao artista e divulgar oficialmente os elementos do figurino daquele ano.

O figurino fez referência a sua irreverencia do artista e representou todos os instrumentos que compõe a Orquesta Popular da Bomba do Hemetério, bem como a multicor das roupas do Maestro Forró.

Logo após as datas oficiais do Carnaval 2019, o Grupo Percussivo Batuques de Pernambuco foi convidado para participar da grande festa que o Maestro Forró realiza na comunidade de Chão de Estrela denominada "Todos são maestros" com ampla cobertura das redes de comunicação.

maestro forro.jpg
maciel.jpg

No Carnaval de 2020, o Batuques de Pernambuco teve como grande homenageado o músico, poeta, rabequeiro, arista popular, mestre de maracatu  e cantor, Maciel Salú.

Realizamos nossa prévia carnavalesca no Manny Deck Bar com a participação de diversas atrações como a cantora Márcia Santos, a percussão da Fábrica de Samba, o cantor Cailu César além do Dj Edu Reis. 

Em nossa prévia, Maciel fez questão de realizar um show para os participantes e convidados que estavam no Manny Deck Bar, fazendo uma apresentação impecável e colocando todos para dançar.

O figurino daquele ano, fez referência ao Caboclo de Lança do Maracatu Rural Piaba de Ouro, grupo esse em que a família Salustiano tem grande participação e influência. Dessa forma o Batuques de Pernambuco integrou o Maracatu de Baque Solto com o Maracatu de Baque Virado.

Uma festa que agregou Olinda e Recife até a Zona da Mata Pernambucana.

No Carnaval de 2023, o Batuques de Pernambuco homenageamos o músico, poeta, compositor, cantor Geraldinho Lins.

Durante a prévia carnavalesca no Manny Deck Bar, Geraldinho Lins assistiu a apresentação da Banda Batuques de Pernambuco composta por Guilherme Montarroyos, Eduardo Alencar, Claudia Alencar, Johnny de Souza, Aline Beltrão, Giovanna Coely, Jaqueline Barros e Renato Motta

Em nossa prévia, Geraldinho Lins fez questão de tocar junto com a Banda Batuques, a música Anjo Azul para os participantes e convidados que estavam no evento e logo em seguida Guilherme entregou os itens da homenagem.

A prévia ainda contou com a apresentação da cantora Márcia Santos, a percussão da Fábrica de Samba, a Orquestra Back Stage além da animação do Clarkk DJ. 

O figurino de 2023, fez referência a música Anjo Azul com o tema: Ser Tão Batuques! O Batuques de Pernambuco de Oilnda ao Sertão! Anjos Azuis em cortejo na Sequencia Nação! 

geraldinholins.jpg
WhatsApp Image 2024-01-14 at 17.31.25.jpeg

Já para o Carnaval de 2024, o Batuques de Pernambuco dedicou, seus 20 anos de história, em homenagem ao cantor, compositor, músico, poeta, professor, pesquisador e ex-secretário de cultura do Estado de Pernambuco Silvério Pessoa.

Para o Batuques de Pernambuco, o artista representa, no cenário da cultura, a diversidade artística de Pernambuco.

Silvério Pessoa retribuiu todo o carinho de nossa homenagem, realizando uma apresentação muito especial e cantando os principais côcos e cirandas de nosso estado.

Dessa forma, o artista animou o público que estava presente na Prévia Carnavalesca do Batuques de Pernambuco promovendo uma integração entre o público que estava em nossa festa.

No Carnaval de 2025, o Batuques de Pernambuco homenageou os 50 anos do Movimento Armorial.​ que nasceu no coração do Nordeste, e representa uma fusão singular entre o erudito e o popular, um verdadeiro tesouro da cultura brasileira.

O Movimento Armorial é, antes de tudo, uma celebração da identidade nordestina. Buscando integrar diversas expressões artísticas, como a música, a literatura, o teatro, as artes plásticas e a dança, criando uma linguagem estética única que valoriza as tradições populares, mas com uma roupagem erudita.

Nosso figurino fez referência ao Batuques Armorial fundindo o Maracatu de Baque Virado com as linhas e as iconografias do Armorial.

O encontro do romance de cordel com a poesia épica, do forró e do maracatu com a música de câmara, da xilogravura com as artes visuais.

WhatsApp Image 2025-03-24 at 12.20.49.jpeg
WhatsApp Image 2025-11-04 at 07.41.32.jpeg

No Carnaval de 2026, o Batuques de Pernambuco  irá homenagear os 15 povos indígenas de Pernambuco.​ 

 

Dentre elas estão as Nações Truka da ilha da Assunção, Truká de Orocó, Tuxá, Atikum, Pankararu, Entre Serras Pankararu, Xukuru do Ororubá, Xukuru de Cimbres, Pipipã, Kambiwá, Kapinawá, Pankará da Serra do Arapuá, Pankara do Serrote dos Campos, Fulni-ô e Pankaiuka.

Iremos integrar o Maracatu aos tradicionais povos originários, agregando elementos em nossos figurinos e demonstrando a diversidade dessas nações dentro do Estado de Pernambuco.

Desta forma, o Batuques de Pernambuco olha para a sua história, busca fazer uma reflexão sobre a atual situação de cada nação e projeta para o futuro, a importância do legado de cada povo, na formação da identidade do pernambucano.

Apoio

1691920379755 (1).png
  • Facebook
  • Youtube
  • Branca Ícone Instagram

@2023 Construído por Renato Motta

bottom of page