Batuques de Pernambuco, fundado em janeiro de 2004, divulga o selo oficial de celebração dos seus 20 Anos
"Sou Batuqueiro de Pernambuco,
Com meu batuque na ladeira eu vou passar
Sou Batuqueiro de Pernambuco
Deixando o som do meu maracatu no ar"
Após o ciclo junino, iniciamos nossos preparativos para o Carnaval 2024, com a divulgação da Arte Oficial de celebração os 20 Anos do Batuques de Pernambuco.
Idealizado no dia 4 de janeiro de 2004 por Guilherme Montarroyos, o Maracatu Batuques de Pernambuco surgiu da vontade do mestre em criar um grupo que fosse marcante para a cidade.
Guilherme, que fazia parte do grupo Camaleões de Olinda, se desliga desse grupo e tem a ideia de criar o Batuques de Pernambuco, convidando diversos batuqueiros para participar daquele primeiro carnaval.
Para caracterizar o grupo, os batuqueiros usaram, durante o cortejo de carnaval, aquelas camisas que são vendidas nos polos de turismo com a bandeira de Pernambuco. Naquele ano o grupo contou com cerca de 25 batuqueiros no carnaval de 2004.
A partir daí, o Maracatu Batuques de Pernambuco foi ganhando as ruas e novos integrantes, participando dos diversos carnavais Olinda e Recife.
Em 2005 Guilherme Montarroyos elabora a logomarca, que será o ícone do Batuques de Pernambuco nas camisas e que representam a identidade do grupo e a essência de nossas atividades culturais.
Histórias
Em 2007 o Batuques de Pernambuco fortalece as oficinas, sobretudo nos Agbês e a dança como elemento visual e de aprimoramento da apresentação e representação cênica.
O Batuques de Pernambuco se estruturou para oferecer oficinas percussivas, e em 2008 o Batuques de Pernambuco inicia suas oficinas e em diversos espaços como na UFPE.
Em 2010 iniciamos o projeto Batuque Erê em parceria com a Ong Moradia e Cidadania, com oficinas percussivas direcionadas para crianças da comunidade do bairro de Afogados no Recife-PE.
2011 passamos a contar com um espaço virtual na internet através do blog no Blogger www.batuquespe.blogspot.com e logo em seguida adotamos nossa marca na web, com endereço oficial do grupo. O blog passou a ser nosso museu virtual com o registro das nossas atividades.
2013, o Maracatu Batuques de Pernambuco participa da 27ª Festa da Lavadeira que ocorreu no Recife Antigo e se fortalece no cenário cultural do Estado.
Em 2014 o Batuques de Pernambuco participa pela primeira vez da Vinheta de Carnaval da TV Clube para a chamada do carnaval e desde então participa dessas gravações promovidas agora pela TV Guararapes e de outros programas como o Tás Aonde (2016) e o Que Arretado (2022).
O grupo já participou de diversos encontros com outros grupos e agremiações. Em 2014 tivemos o encontro do Batuques de Pernambuco, Batadoni e Baque Livre.
Em 2015 participamos da celebração dos 10 Anos da Conxitas em Olinda com diversos grupos e atrações culturais. Em 2019 foi a vez do Batuques fazer o encontro com o Maracatu Nação Almirante do Forte.
Em 2020 teve o Encontro do Congobloco Batebum com o Batuques de Pernambuco e o Cabra Alada na sede do Maracatu Nação Pernambuco.
O Batuques de Pernambuco já se apresentou em diversos espaços e cidades como Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Ibimirim, Manarí, Garanhuns e também fora de Pernambuco.
A partir de 2017 o Batuques de Pernambuco começa a contar com diversos apoios culturais, dentre os quais estão a Pitú, WSancor, Deoescrita, Diamond, Melonpan, Nature-se, Dona Massa, Fênix, Santa Clara e Luck Receptivos.
A partir de 2019, iniciamos o projeto de fazer homenagens a artistas e personalidades culturais como o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Maciel Salú e Geraldinho Lins.
Em 1 de agosto de 2022, o Grupo Percussivo Batuques de Pernambuco, foi convidado pela Associação de Maracatus de Olinda (AMO) para participar do Cortejo do Dia do Maracatu no sítio histórico de Olinda-PE
Em 2023 iniciamos as Oficinas para Iniciantes e Aperfeiçoamento para novos integrantes e para os batuqueiros e batuqueiras do nosso grupo e que mostraram o potencial e dedicação.
JULHO ESTÁ CHEGANDO E TEREMOS MUITAS SUPRESAS PELA FRENTE.
SALVE O BATUQUES DE PERNAMBUCO E SEUS 20 ANOS
Comments