Xukuru de Ororubá
- batuquesdepernambu

- há 24 horas
- 1 min de leitura
O Batuques de Pernambuco inicia uma serie de publicações sobre os povos indígenas de Pernambuco, tema central do nosso Carnaval 2026.

Para estreia dessa série de informações sobre os 15 povos indígenas de Pernambuco, começamos pelo povo Xukuru de Ororubá.
O Povo Xukuru de Ororubá possui uma área demarcada de 27.555 hectares na Serra do Ororubá. Essa área está dividida entre os municípios de Pesqueira e Poção, sendo maior parte localizada em Pesqueira, na região Agreste, com uma população de 8.179 indígenas (Censo 2022), dentro do território.
Conhecidos por sua forte conexão com a natureza e luta pela demarcação de seu território, que foi oficialmente homologado em 2001 após décadas de conflitos e expropriação de terras, com sua cultura marcada por rituais como o Toré e lideranças históricas como Chicão Xukuru, cuja importância é referenciada no primeiro álbum do Cordel do Fogo Encantado.
O Toré é um elemento fundamental no sistema cosmológico Xukuru. Enquanto manifestação comum entre os índios da região nordeste do Brasil, o Toré possui várias classificações e significados. Entre os Xukuru, não podemos precisar exatamente a época em que se iniciou o Toré, enquanto performance.
O significado do Toré para os Xukuru é polissêmico, ou seja, em alguns momentos, o Toré é um ritual; em outros, uma brincadeira, ou ainda uma dança que integra o ritual.
Fonte: pesquisa dos discentes da Licenciatura Intercultural Indígena (UFPE/CAA) turma 2022
Xukuru - Povos Indígenas no Brasil https://share.google/VfsWLt7dzVpoQiE0C




Comentários