top of page
Buscar

Um Domingo especial para o Batuques

O dia 10 de dezembro foi um dia intenso para o Batuques de Pernambuco, pois estivemos presentes em dois eventos muito especiais.


Nossa primeira partipação artística, foi na abertura do 10º Festival Selma do Côco, na Praça do Carmo em Olinda, que é promovido pelas Netas de Selma, em parceria com a SC Produções e que conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Olinda.


Nossa entrada foi iniciada, através de um cortejo do Batuques de Pernambuco até a frente do palco montado para a apresentação dos diversos grupos e artistas confirmados para o evento.


O grupo fez uma de suas sequências ritmicas sendo acompanhado pela voz de Jaqueline Barros que entoou a nossa loa - Sou Batuqueiro de Pernambuco, ja preparando o público para a apresentação do grupo com a Banda Batuques.


Os espectadores puderam presenciar a apresentação do Batuques de Pernambuco com os vocais, que apresentaram três músicas de nosso repertório e envolvendo o público com as músicas apresentadas durante o 10º Festival Selma do Côco.


Em seguida realizamos um cortejo até o Casarão do Maracatu Nação Pernambuco para participar do encontro entre ...CONGOBLOCO Batebum, Batadoni e Batuques de Pernambuco.

De acordo com os organizadores do evento, o total de batuqueiros e batuqueiras presentes nesse encontro, passava de duzentos integrantes, levando-se em conta os três grupos juntos.



Após a apresentação do Batadoni e do Batuques de Pernambuco, os coordenadores do ...CONGOBLOCO Batebum convidaram todos os batuqueiros para tocarem juntos, em um só ritmo de Maracatu três músicas marcantes para a cultura de Pernambuco: Praieira de Chico Science, o Canto das Três Raças e Nosso Rei.



Em seguida os grupos Batadoni e Batuques de Pernambuco receberam o Certificado Pela relevante trajetória e valiosa contribuição à Cultura Pernambucana.


O ...CONGOBLOCO Batebum, através de seus coordenadores Rubens Contramestre e Giovanna Paula Alves de Andrade Antunes e Bernardo Contrametre, cumpriram um papel, maior que o poder público, no reconhecimento das duas agremiações Culturais de Baque Livre.


Para Guilherme Montarroyos, coordenador do Batuques de Pernambuco, sobre o evento de ontem: "Não tenho palavras pra descrever o que foi o nosso encontro de ontem. Um dia mais que especial, um final de semana perfeito, uma semana inesquecível. Começando pela gravação pra tv na quarta, continuando com a nossa confra no sábado e fechando com chave de ouro com duas participações inesquecíveis. Obrigado, turma batuqueira! Hoje foi lindo e ainda vocês nem sabem o que vem por aí! 20 anos será histórico."


A tarde de ontem foi muito além de uma honra, todos os batuqueiros e batuqueiras que estavam nesse evento, tiveram o privilégio de participar de um momento histórico para a memória do Batuques de Pernambuco e para a cultura de nosso estado.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page