top of page
Buscar

Tuxá de Inajá

O Povo Tuxá é composta pro 15 famílias que foram transferidas das terras em Itacaratu/PE, devido á construção da hidroelétrica de Itaparica. 

A área onde os Tuxá se estabelecem, conhecida como Terra Indígena da Fazenda Funil, onde adquirida pela chesf e possui uma área de aproximadamente 141 hectares sendo uma das comunidades Tuxá remanescentes após a inundação de seu território tradicional (Ilha da Viúva, Rio São Francisco).


Em função da construção da hidrelétrica de Itaparica, o Povo Tuxá de Inajá enfrenta desafios, como a perda de território e a dificuldade de acesso à jurema sagrada, essencial para seus rituais. 


A região da Aldeia Funil sofre com o desmatamento e a seca, dificultando o acesso à jurema e outras ervas, forçando-os a viajar longas distâncias.


O povo Tuxá de Inajá luta pela demarcação de terras e pela preservação de sua cultura, como retratado em documentários e pela atuação de suas lideranças, buscando garantir a continuidade de suas práticas ancestrais. 


O ‘Toré’ e o ‘particular’ são as formas rituais encontradas entre os Tuxá e que se constituem em mecanismos diferenciadores frente à sociedade nacional. 


A primeira é uma manifestação pública e coletiva, aberta à participação de todos os índios, sem distinção de idade e sexo.. Durante a sua realização, os cânticos e a dança são acompanhados da ingestão de jurema e do uso de cachimbos rituais, de madeira ou barro, e de um apito especial de madeira para atrair as forças protetoras da ‘aldeia’. 


O ‘Particular’ constitui uma cerimônia mais fechada, realizada fora dos limites da cidade, vedado a qualquer participação de pessoas não envolvidas com o ritual, restrito aos adultos Tuxá casados, homens e mulheres.


"A utilização de jurema e fumo é bem mais intensa nestas ocasiões, que ocorrem regularmente a cada duas semanas." (Anaí, 1981)


FONTE

ANAÍ. Os povos indígenas na Bahia. Associação Nacional de Apoio ao índio, Seção da Bahia, 1981


Pesquisa dos discentes da Licenciatura Intercultural Indígena (UFPE/CAA) turma 2022;


POVOS INDÍGENAS DO BRASIL - Povo Tuxá



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Apoio

1691920379755 (1).png
  • Facebook
  • Youtube
  • Branca Ícone Instagram

@2023 Construído por Renato Motta

bottom of page