Pankararu
- batuquesdepernambu

- há 1 dia
- 1 min de leitura
O Povo Pankararu habita a região do médio rio São Francisco, localizada entre os municípios de Tacaratu, Petrolândia, e Jatobá no Sertão de Pernambuco, cerca de 450 km de Recife.

Possuem uma rica cultura que se manifesta aravés de rituais, danças, arte plumária, cestaria , cerâmica e pintura corporal.
A terra indígena foi homolongada em 1987 e abrange uma área de 14.294 hectares, embora a demarcação inicial tenha sido reduzida para 8.100 hectares em 1940.
Com uma população de 7.345 indígenas. A resistência do Povo Pankararu é fundamental para a manutenção de seus direitos e a preservação de sua identidade cultural.
Os elementos constituintes do sistema ritual do Toré Pankararu estão divididos entre:
A) personagens: os Encantados, os Praiá, os pais de Praiá e os dançadores;
B) situações rituais: o particular e o Toré público, que podem assumir o caráter de simples demonstrações teatrais, como expressão folclórica, ou serem dedicados ao culto dos Encantados, ligados ou não ao pagamento de promessas;
C) locais: as cachoeiras, serrotes, casas e terreiros.
A dança do Toré é regida por uma música fortemente compassada, o Toante, cantado por apenas um “cantador” ou “cantadora” e que encontra respostas periódicas nos gritos uníssonos e ritmados do grupo.
FONTES:
Pesquisa dos discentes da Licenciatura Intercultural Indígena (UFPE/CAA) turma 2022;
POVOS INDÍGENAS DO BRASIL, Povo Pankararu https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Pankararu
Acesso em 06/02/2026;
Instagram do Povo Pankararu:




Comentários