Kambiwá
- batuquesdepernambu

- há 2 dias
- 1 min de leitura
O Povo kambiwá cujo nome significa “retorno à Serra Negra”, localizado nos municípios de Inajá, Ibimirim e Floresta, com uma distância de 354 km da capital do Estado de Pernambuco (Recife).

Segundo algumas pesquisas feitas com lideranças da comunidade e dados do PPP-Projeto Político Pedagógico, temos uma população de aproximadamente 3.528 habitantes, os Kambiwá estão distribuídos em 13 aldeamentos e a Baixa da índia Alexandra, aldeia principal, onde se encontra o Posto Indígena Kambiwá, as principais lutas e conquista foi o reconhecimento étnico um território demarcado, homologada e desentrosado com 31,495 hectares.
Sobre os aspectos culturais, os Kambiwá apresentam como práticas ritualísticas as danças dos Praiá e do Toré. Na primeira, participam somente homens, denominados "moços do Praiá" ou "novos", que formam um tipo de confraria masculina. Trata-se de um ritual de cunho mais reservado, durante o qual são cumpridas "obrigações
O toré é dançado por indivíduos do sexo masculino e feminino. Utilizam indumentárias compostas de "cateoba", "manto" e "chapéu". O "manto" se assemelha à cateoba, amarrado na altura dos ombros. Utilizam ainda o "coité", espécie de maracá feito da cabaça nativa cujo chocalhar acompanha o ritmo dos toantes.
FONTES:
Pesquisa dos discentes da Licenciatura Intercultural Indígena (UFPE/CAA) turma 2022;
POVOS INDÍGENAS DO BRASIL, Povo Kambiwá - https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kambiw%C3%A1 Acesso em 13/01/2026
Link do perfil do povo Kapinawá no Instagram:




Comentários