top of page
Buscar

Batuques de Pernambuco no Dia do Maracatu

O Batuques de Pernambuco foi convidado oficialmente, para participar do Dia do Maracatu que acontece no dia 01 de agosto de 2023, na cidade de #Olinda-PE.


O evento, que é organizado pela Associação de Maracatus de Olinda - #AMO, contará com a presença do Maracatu Várzea do Capibaribe, Nação Maracambuco, Nação de Luanda, Nação Leão Coroado, Nação Pernambuco, Nação Tigre, Nação Camaleão, Nação Estrela de Olinda e o Batuques de Pernambuco.


A história da data

A data faz alusão ao dia do nascimento de Luiz França que comandou, durante 40 anos, o Maracatu Nação Leão Coroado com 158 anos de existência.

Instituída no Estado de Pernambuco através da Lei nº 11.506, de 22 de Dezembro, de 1997 o Dia do Maracatu (#diadomaracatu) é um marco de resistência da cultura dos povos ancestrais da África.


Batuques de Pernambuco no Dia do Maracatu


A primeira participação oficial do Batuques de Pernambuco no Dia do #Maracatu, foi em agosto de 2022 e muito especial para os batuqueiros e batuqueiras que tiveram esse privilégio de experimentar sair em cortejo nesse dia.

Nesse ano, fomos novamente convidados pela Associação de Maracatus de Olinda - AMO para participarmos da edição deste evento enquanto Grupo Percussivo Batuques de Pernambuco.


Para o Batuques de Pernambuco, fortalecer o Dia do Maracatu, é dar voz ao processo de reconhecimento do Maracatu como data a ser valorizada e celebrada.


Deveria ser uma festa todos os municípios, unidades da federação e países, em que o Maracatu é vivo por fazer parte da identidade cultural nacional enquanto patrimônio imaterial cultural tombado pelo IPHAN.


Seja como Nação, Grupo Percussivo ou Maracatu Rural, é uma festa de celebração e de reflexão para a identidade cultural de Pernambuco.


DIA ESTADUAL DO MARACATU

Data: 1 de agosto - terça feira

Concentração: 19 horas

Local: Largo do Amparo

Olinda-PE.

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page