top of page
Buscar

Batuques de Pernambuco na Maracatuteca




O Batuques de Pernambuco integra a Maracatuteca, um portal web colaborativo e interativo sobre a cultura do Maracatu de Baque Virado.


A sua concepção está ligada ao conceito de uma grande biblioteca sobre o Maracatu, cujo objetivo é o de evidenciar o valor desta cultura tradicional.


De fácil navegabilidade, a Maracatuteca foi criada e desenvolvida por Jorge Rufino e Fernanda Echuya, que a partir da organização dos registros, consolidam uma maneira, para que sejam devidamente reconhecidos e salvaguardados como patrimônio cultural nacional.


Basta acessar o Almanaque, para perceber que o portal integra comunidades, registros fotográficos, espaços e agendas dos mais diversos Grupos, Nações de Maracatu e pesquisadores ligados à origem desta manifestação cultural em Pernambuco e no mundo.


É uma honra para o Batuques de Pernambuco, ingressar e fazer parte da Maracatuteca, nesse processo dialógico de reconhecimento e fortalecimento da cultura.


Pretendemos colaborar com seus organizadores, através de imagens e informações atualizadas, visando fortalecer esse instrumento de pesquisa, para quem pretende conhecer e se aprofundar sobre o Maracatu.


Ao cadastrar nossa agenda de eventos, passamos a nos conectar com as mais diversas regiões do país e do mundo, com a circulação de produtos (CDs, DVDs, camisetas, instrumentos) e serviços (oficinas, palestras e vivências), democratizando nossas atividades, numa integração global.


O Batuques de Pernambuco passa a integrar essa uma rede estável de apresentação e diálogo de nações e grupos que trabalham com a cultura imaterial de Pernambuco.


Para conhecer a Maracatuteca, basta clicar no link abaixo:



68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page