top of page
Buscar

Batuques de Pernambuco com novo site

Atualizado: 5 de jan. de 2023

O Batuques de Pernambuco, nesse início de 2023, se despede do Blogspot da Blogger e renova sua identidade gráfica e de comunicação, passando a coexistir no universo virtual do WIX, como a nova casa do nosso grupo percussivo.


A nossa história no blogger começou em março de 2011, com a primeira postagem experimental, no endereço web com extensão blogspot http://batuquespe.blogspot.com e que foi oficializado naquele mesmo ano, como o principal canal de comunicação do Batuques de Pernambuco.

Algumas mudanças são necessárias, para justamente ampliar os leques de possibilidade. O novo portal do Batuques de Pernambuco facilitará a comunicação do grupo e a oferta de novos recursos.

A primeira identidade gráfica do Batuques de Pernambuco era bem simples, com a logomarca do Batuques como pano de fundo e uma sucinta descrição do portal como o informativo digital do grupo. Essa versão perdurou durante 8 anos.


Mas foi com essa cara e esse portal, que o grupo possui o maior acervo de todas as atividades que desenvolvemos durante todos esses anos, registrando diariamente cortejos, apresentações, carnavais, prévias, festas, entrevistas, imagens, vídeos, clipes, dentre outros recursos e materiais que fomos produzindo diariamente.


Primeira mudança visual

Em 2019 a primeira identidade visual de cabeçalho do site do Batuques foi feita pelo arquivista da UFBA Cláudio Rodrigues que mesclou a nossa logomarca com a imagem de nosso desfile de carnaval em 2019. Foi a forma de renovar os 15 anos de existência do grupo e tornar a visita ao nosso portal mais agradável.


Mas essa identidade visual só funcionava para quem entrasse no site através de um computador, notebook ou dispositivo com navegador. Para as visitas através de celular, essa identidade gráfica não funcionava.


SEGUNDA mudança visual


Para equacionar esse problema, em julho de 2021, refizemos a identidade visual da página, agregando a logomarca e as cores do grupo com o nosso principal local de ensaio: A praça e a igreja do Carmo nessa bela imagem capturada pelo fotógrafo pernambucano Vinícius Rodrigues, e também criamos uma variação de identidade visual para o Facebook.


Mas o problema de acesso por aplicativos móveis se manteve e a explosão de cores e imagens do portal ficava comprometido e os diversos links eram pouco visíveis, o que comprometeu, até os dias atuis, o acesso ao conteúdo do portal.

Já estava na hora da mudança de endereço e de plataforma virtual

Hoje uma nova história do grupo está sendo escrita, como preparativo para a festa de 20 anos do Batuques de Pernambuco. Evidente que nosso antigo portal ainda será identificado e recuperado pelos buscadores de site na internet. Mas nosso novo portal promete dar essa nova roupagem ao Batuques de Pernambuco, sem perder a nossa essência.


A de oferecer oficinas percussivas, a de participar intensamente dos carnavais de Olinda e Recife, de promover ações sociais levando a uma melhor qualidade de vida para os batuqueiros, batuqueiras e comunidades do sertão de Pernambuco e de levar arte e a cultura popular para as ruas e ladeiras de nosso estado. De inspirar novos integrantes e respirar a diversidade cultural de nosso Pernambuco.


Sejam bem vindos ao novo portal do Batuques de Pernambuco!!!

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page