top of page
Buscar

1 Ano do Batuques de Pernambuco na Wiki

O dia 4 de maio de 2023 é marcado pelo aniversário de 1 ano do artigo do Batuques de Pernambuco na maior enciclopédia colaborativa do planeta: A Wikipédia.



A #Wikipédia foi criada com o propósito de reunir todo o conhecimento humano e partilhá-lo de forma livre e aberta para todo o mundo, chegando a todos os que queiram aprender e ajudar a compartilhar mais conhecimento. É um projeto de enciclopédia multilíngue, de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa.


O projeto encontra-se sob administração da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é "empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional para disseminá-lo efetivamente e globalmente".


São 58 milhões de artigos, sendo esses 1.091.126 em língua portuguesa encontrados na Wikipédia e escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo.


A concepção de incluir o Batuques de Pernambuco, na Wikipédia, teve por objetivo incluir as informações de nossas atividades culturais, linkando com as informações de Pernambuco e do carnaval de nosso estado.

Nossa primeira colaboração, foi no ano de 2021, com a inclusão do Batuques de Pernambuco como um dos diversos grupos, que estão listados na página Carnaval de Olinda, na Wikipédia, além de visar a criação de um futuro artigo específico sobre o Batuques.


Foram meses coletando referências de artigos jornalísticos, que retratassem e comprovassem as atividades de nosso grupo. Realizamos uma imersão nos códigos fonte da enciclopédia, bem como na forma de estruturar o texto, desvendando o padrão que a #Wikipédia exige para os artigos publicados.


Fomos desenvolvendo o artigo de forma cuidadosa, no espaço de testes que a Wikipédia oferece, para visualizar como a formatação se comportaria, se o nosso artigo seria contestado pelas equipes de vigilantes da enciclopédia, mas sobretudo, construir paulatinamente as informações essenciais.


Nossa maior surpresa, foi encontrar fotos do Batuques de Pernambuco na Wikimédia Commons (foto acima) e incluir a imagem do fotógrafo Passarinho da Prefeitura de Olinda, no artigo, que registrou, publicou e compartilhou a nossa passagem na terça feira do Carnaval de 2006. Não é por acaso, que essas imagens sempre são indexadas pelo buscador do Google.


Enfim, criamos coragem, respiramos fundo e adicionamos o artigo, contribuindo com um fragmento de informação na Wikipédia com informações sobre o Grupo Percussivo Batuques de Pernambuco.


Mas nossa colaboração pode ser maior ainda. Existe a possibilidade de contribuir com essas informações em outras línguas (inglês, espanhol, francês, etc...) para que o Batuques possa estar falando com o mundo.


Além é claro, do Projeto Carnaval que é direcionado a editores interessados em contribuir com artigos sobre carnaval para a Wikipédia. Tem como objetivo melhorar os artigos sobre carnavais do mundo todo.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page