O fim de ano é sempre um momento mágico. Experimentar a convivência dentro do Batuques de Pernambuco, é vivenciar uma avalanche de emoções que podem ser expressas em ritmo, sons e palavras.
No último domingo (17/12), realizamos nosso ensaio que fechou as atividades de 2023 e tivemos um ensaio espetacular que se traduziu em depoimentos.
Compartilhamos esse mosaico de sensações, através de relatos de alguns integrantes:
"Queria agradecer a todos, mesmo aqueles que não falo muito por pura timidez minha, sou meio bicho do mato, mas me sinto muito satisfeito e feliz em fazer parte do grupo. A energia de aprender mais a cada ensaio desde a oficina tem preenchido um espaço que por muito tempo não conseguia preencher com algo envolvendo música. Trabalho com arte e tudo o quanto é forma de expressão artística sempre foi inspiração e motivação pra mim. Agradeço por estar ativamente contribuindo para a divulgação e manutenção da nossa cultura que é muito rica, e simplesmente não vou conseguir explicar o quanto de alimento ser integrante desse grupo tem me proporcionado, a nível inclusive de desbloqueio criativo. Aproveito pra desejar a todxs sem exceção um Feliz Natal e boas festas! Viva Batuques!"
Felipe Pessoa
Estou tão feliz com tudo que vivemos em todos os domingos ensolarados ou chuvosos, mas todos AZUIS. Azul como a camisa que vestimos com orgulho, azul como o céu que se faz nosso cúmplice e nos proposciona finais de tarde espetaculares, cheios de tons de azul. Obrigada a todos pelo esforço em querer aprender sempre mais. Não falo apenas pelas meninas do agbê mais poderoso do mundo. Falo por todos os integrantes de todos os instrumentos. Juntos estamos fazendo um trabalho maravilhoso!! Obrigada pelos abraços apertados, pelos sorrisos abertos, e pelos tímidos também!!! É bom demais ver a evolução de todos vocês! Isso tudo mostra que valeu à pena, e valerá sempre. Um agradecimento especial aos nossos queridos Guilherme e Gaby pela confiança! À viração mais potente desse mundo, pelo apoio em tornar possível a viração dos agbês, não é Eduardo? E por fim, à minha "parêa", que topa todas as minhas idéias mais impensáveis, Andrea Yurttas. Que Papai do Céu continue iluminando nossos caminhos!!!!! Beijos no coração!!!!! 💙💙💙💙💙💙💙
Claudia Virginia
Quando olho para trás e vejo que em abril iniciamos as oficinas e os planos para o Carnaval dos 20 anos do Batuques de Pernambuco. Tudo planejado e dando resultados, pois nos programamos para tal. Se não existisse uma equipe que acreditasse nas propostas, isso não estaria acontecendo hoje. Quero agradecer a todos, sem exceção, pela paciência e dedicação quando das oficinas, mas quando nós assistimos os resultados, nos emocionam e concluímos que valeu muito! Prova no dia de hoje, o resultado. Digo e repito, estamos prontos para o Carnaval! Agbês, Timbales, Caixas, Gonguês, Viradores e Marcantes todos alinhados. Agradecer a Papai do Céu, aos Irmãos de Luz e a aos Orixás que sem eles não estaríamos nesse patamar do Baque Livre. Lembrando que a Cultura Pernambucana dos Baques de Nação e Livre são uma fração de uma cultura que nossa.Somos Resistentes e Resilientes e o Batuques de Pernambuco apresenta essa fração da Cultura Pernambucana. Somos o Leão do Norte e essa SELVA é nossa. Beijo em todos, um Natal de muita paz, saúde e um Ano Novo de muitas realizações e sucessos! 💙💙💙💙💙
Eduardo Henrique
Desde o último momento em que estivemos todos juntos, sinto gratidão! Gratidão por ter encontrado vocês em todas as minhas tardes de domingo do ano. Sempre ansiei por essas horas de trocas em aprendizado, em falas, em escutas, em ofertas e receptividade. Gratidão por, apesar de momentos de incompreensão, sempre contar com olhares mais atentos e acolhedores que me fizeram não desistir! Gratidão pelos sorrisos sinceros, pelos votos de felicidade, pelas parcerias e pela atitude de segurarmos as mãos uns dos outros. Gratidão até por algumas decepções,pois elas nos fazem crescer e nos lapidam para encararmos melhor nossas vidas. Como eu sempre faço lembrá-los que sem a dor, a ostra não produz pérolas! Gratidão por quem juntou-se a nós esse ano e está aprendendo que não vestimos a camisa do Batuques de Pernambuco. Nós a tartuamos no peito.E eis o motivo de tanta força e paixão com as quais tornamos nossos ensaios, cortejos e desfiles tão empolgantes!
Andrea Yurttas
Gratidão por todos os abraços que preenchem espaços vazios em nossa alma, fazendo-nos reconhecer que esse grupo não é somente de percussão e de diversão, é muito mais que isso e cada um de nós ressignificam-os de uma forma bem particular mas que finalmente somados transformam numa grande celebração do melhor que temos em nós! Então que seja assim!!!!! No nosso retorno teremos ainda muitas e grandes emoções e faremos um Carnaval Maravilhosamente Inesquecível nos 20 anos do Batuques de Pernambuco!!!!!! Quero agradecer a todx que encontrei nessa caminhada da de 2023,às minhas amoras do agbê, magníficas e poderosas, donas do toque forte e da nossa maior brilhosidade! (Bora derrubar Santa Rita e zerar o estoque de brilho!!! kkkkkkkk) Aos mentores, à toda equipe sempre disponível a auxiliar-nos quando necessário! Sobretudo, agradeço ao nosso mestre Guilherme Montarroyos e Gabryelle Guimarães pela confiança e oportunidade de contribuir com a instrução do agbê. À minha parceira de trabalho dinâmica, amiga e querida Claudia Virginia, à minha bruxinha adorada Jacqueline Barros que iniciou-me nessa senda de percussão, ao meu amigo e instrutor Eduardo Henrique. Gratidão a tudo e por tudo meu povo!
Andrea Yurttas
Obrigada Família Batuques de Pernambuco, em especial Guilherme Montarroyos, Gabryelle Guimarães, Renato Motta, Eduardo Henrique, Claudia Virginia e Jacquie Barros por mais um ano de muita aprendizagem , de trocas, de muitas emoções, carinho e cuidado o que me faz contar os dias para os nossos encontros dominicais e acreditar que sem eles minha semana começa incompleta e com a bateria descarregada! Não sei como será nós dois próximos Domingos mas, será kkkkkkk. E esse ano tá diferente , acho que é o universo conspirando, afinal de contas, será a comemoração dos 20 anos desse grupo percussivo.
Flávia Cabral
Eu só sei que a energia tá diferente, depois de 6 anos fazendo parte desse coletivo, sinto a equipe mais leve, a tocada harmoniosa e sintonizada, o grupo mais unificado, mais junto e misturado, as pessoas mais conectadas, dando o seu melhor e conscientes da responsabilidade que temos temos com a nossa cultura pernambucana. Me sinto feliz por fazer parte desse legado! Sigamos fortes nesse movimento de resistência, resiliência e vibrando na frequência do amor , da gratidão e da percussão! Desejo um Natal iluminado e um 2024 com mais amor , por favor , saúde e paz de espírito! ✨✨✨✨💙
Flávia Cabral
Pessoal é um dia terapêutico o dia do nosso encontro, a positividade, carinho, empatia que encontro nesta família Batuques de Pernambuco, no meu caso a vinte anos, não tem preço. Desejo a TODOS muita saúde e felicidades sempre.Feliz Natal e um grande 2024 começando pelo nosso Carnaval. 🥁🪘🎺🎸🪇B A T U Q U E S...
Alberto Cajueiro
O BATUQUES DE PERNAMBUCO DESEJA A TODOS E TODAS UM FELIZ NATAL E BOAS FESTAS!!!
Comments